Tornar-se Pessoa - Carl Rogers

Citações do livro "Tornar-se Pessoa" (On Becoming a Person, 1961), do psicólogo norte-americano Carl Rogers, criador da abordagem de psicoterapia centrada na pessoa:

Tornar-se pessoa - Carl Rogers

"O objetivo deste livro é o de compartilhar algo da minha experiência - alguma coisa de mim. Aqui está um pouco daquilo que experimentei na selva da vida moderna, no território amplamente inexplorado das relações pessoais. Aqui está o que vi. Aqui está aquilo em que comecei a acreditar. Foi esta a forma como tentei verificar e pôr à prova aquilo em que acreditava. Aqui estão algumas das perplexidades, questões, inquietações e incertezas que tive de enfrentar. Espero que o leitor possa encontrar neste livro que lhe é dedicado algo que lhe diga respeito"

"A apreciação dos outros não me serve de guia. Apenas uma pessoa pode saber que eu procedo com honestidade, com aplicação, com franqueza e com rigor, ou se o que faço é falso, defensivo e fútil. E essa pessoa sou eu mesmo"

"Sinto-me mais feliz simplesmente por ser eu mesmo e deixar os outros serem eles mesmos"

"A vida, no que tem de melhor, é um processo que flui, que se altera e onde nada está fixado"

"Nas minhas relações com as pessoas descobri que não ajuda, a longo prazo, agir como se eu fosse alguma coisa que eu não sou"

"Atribuo um enorme valor ao fato de poder me permitir compreender uma outra pessoa"

"É sempre altamente enriquecedor poder aceitar outra pessoa"

"À medida que um indivíduo se torna capaz de assumir sua própria experiência, caminha em direção à aceitação da experiência dos outros. Ele aprecia e valoriza tanto sua experiência como a dos outros por aquilo que elas são"

"Quanto mais aberto estou às realidades em mim e nos outros, menos me vejo procurando, a todo o custo, remediar as coisas"

"Verifiquei que me enriquece abrir canais através dos quais os outros possam comunicar os seus sentimentos, a sua particular percepção do mundo"

"Descobri que sou mais eficaz quando posso ouvir a mim mesmo aceitando-me, e quando posso ser eu mesmo. Julgo que aprendi isto com meus clientes, bem como através da minha experiência pessoal - não podemos mudar, não podemos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos"

"A experiência mostrou-me que as pessoas têm, fundamentalmente, uma orientação positiva. Acabei por me convencer de que quanto mais um indivíduo é compreendido e aceito, maior tendência tem para abandonar as falsas defesas que empregou para enfrentar a vida, e para progredir num caminho construtivo"

Sinto-me mais feliz - Carl Rogers


Abordagem Centrada na Pessoa

A abordagem centrada na pessoa é uma prática terapêutica criada pelo psicólogo Carl Rogers, partindo da concepção de que toda pessoa está se desenvolvendo para se melhorar e superar seus obstáculos, numa tendência constante para sentir-se bem. O grande objetivo desta terapia é promover o autoconhecimento e amadurecimento de cada um, em seu ritmo, incentivando sua autenticidade.

O processo terapêutico consiste num trabalho de cooperação entre o psicólogo e a pessoa atendida, para possibilitar relação autêntica, promovendo o aumento da auto-estima e da auto-confiança, incentivando o amadurecimento psíquico de cada um.


A apreciação dos outros - Carl Rogers
Tornar-se Pessoa - Carl Rogers Tornar-se Pessoa - Carl Rogers Revisado by Bruno BC em 11:17:00 Avaliação: 5
Conhecendo a Psicologia (ebook):
Entenda a Psicologia, sua história, suas principais teorias e aplicações, num ebook que apresenta de maneira didática e fácil. >Ver Mais!

Arte como Terapia (ebook):
Saiba como utilizar a arte para reduzir o estresse e a ansiedade, estimulando nossa percepção para uma vida mais leve e criativa! >Ver Mais!

Jornada do Autoconhecimento (ebook):
Atividades práticas e reflexivas para se conhecer mais profundamente, entenda melhor suas escolhas e o sentido da sua vida! >Ver Mais!

Tecnologia do Blogger.