Como lidar com o incômodo?

Como resolver o incômodo?

Em nossa vida passamos e muitas vezes vamos passar por momentos de incômodo com outra pessoa. É normal que isso aconteça, pois somos diferentes uns dos outros e nem sempre nos entendemos.

Quando nos incomodamos com algo, pode ser benéfico e proveitoso para nós lidar diretamente com o que estamos sentindo.

Cada pessoa reage de um modo a uma situação de incômodo, alguns ficam nervosos e agitados, gritam e agridem; outros se retraem, sofrem em silêncio e adoecem o corpo por não colocarem para fora o que sentem.

Muitas vezes quando nos sentimos incomodados nossa percepção se altera, pois somos afetados pelo que estamos sentindo no momento. Por vezes, isso pode nos dificultar a resolver a situação de incômodo.

Para lidar com uma situação de incômodo de maneira saudável é importante compreender o que realmente nos fez sentir incomodado.  Qual fato ou situação nos incomodou? O que  nos incomodou neste fato ou situação? Como isso nos incomodou? Como nos sentimos com isso? Como pensávamos ou esperávamos que fosse? E agora, o que gostaríamos de fazer com essa sensação de incômodo?

Se surgirem outras questões pode ser útil pois ampliam nossa compreensão sobre o que aconteceu e sobre como nos sentimos. Quando compreendemos o que sentimos, pode ser interessante agir de maneira coerente com o que nos incomodou.

Para perceber melhor, podemos também tentar nos distanciar um pouco do fato e nos imaginar no lugar da pessoa ou da situação que gerou o incômodo, tentando compreender por outro ponto de vista. Algumas questões podem úteis para essa reflexão:

O que acredita que pode ter gerado este incômodo? Quais os modos de encarar os fatos da pessoa ou situação que incomodou? Como eu me sentiria no lugar dessa pessoa?

Depois que compreendemos a situação de maneira mais ampla, não somente na euforia do momento, podemos escolher comunicar a pessoa o que nos incomodou de maneira clara e sincera de acordo com seus sentimentos, com abertura para compreender o lado do outro. Porém nem sempre é possível comunicar com quem ou com o que nos incomodou, por vezes pode nos ser útil nos entender com nós mesmos, para que possamos nos sentir melhor.

Quando uma pessoa nos incomoda nem sempre ela percebe que nos incomodou. Quando nos permitimos compreender melhor a situação podemos compreender melhor o que aconteceu, lidando melhor com os nossos sentimentos e com o que nos incomodou.

"O mais importante não é o que o mundo fez com você, mas o que você faz com o que fizeram de você."
(Jean-Paul Sartre)

Por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que atua em favor da valorização de cada pessoa em sua singularidade, lidando com suas dificuldades e ampliando suas possibilidades de ser.

Como lidar com o incômodo? Como lidar com o incômodo? Revisado by Trilhando Autonomia em 11:36:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.