Como nasce um paradigma?


Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, no centro havia uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros batiam nele.

Passado mais algum tempo, nenhum macaco tentava subir a escada, apesar de ser tentadora a visão da sua fruta predileta tão próxima deles. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos, a primeira coisa que o macaco fez foi subir a escada para colher as bananas, ele foi retirado de lá imediatamente pelos outros, pois queriam evitar o jato de água fria.

Depois de algumas tentativas mal sucedidas, o novo integrante assimilou o costume do grupo e não tentou mais subir a escada. Um segundo macaco foi substituído, e o mesmo aconteceu, inclusive o primeiro macaco substituído participou com entusiasmo da surra que o grupo impôs ao segundo integrante substituído.

Um terceiro macaco foi trocado, e repetiu-se o fato. E assim fizeram com o quarto, e, finalmente com o quinto e último dos veteranos, sendo substituído todo o grupo. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho de água fria, continuavam batendo em qualquer um que tentasse chegar até as bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, provavelmente a resposta seria "não sei, as coisas sempre foram assim por aqui".

"Não consigo entender o medo que as pessoas tem de novas ideias,
eu tenho medo das velhas"
(John Cage)
Como nasce um paradigma? Como nasce um paradigma? Revisado by Trilhando Autonomia em 11:17:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.