Pedagogia de Célestin Freinet

Pedagogia Célestin Freinet

Célestin Freinet (1896-1966) foi um pedagogo anarquista francês, se tornou  referência na pedagogia em sua época, suas propostas continuam tendo grande importância e uso para a educação nos dias atuais.

Na Pedagogia Freinet, a sala de aula é o lugar onde professor e alunos discutem conjuntamente, em clima de harmonia, tanto os conhecimentos básicos da aprendizagem, como os problemas da vida cotidiana, respeitando as crianças tal como elas são, sem submetê-las a modelos pré-estabelecidos. É uma pedagogia que procura oferecer às crianças e aos adolescentes uma educação condizente com as suas necessidades cotidianas.

Essa proposta procura responder aos anseios individuais, sociais, intelectuais, técnicos e morais da vida, numa sociedade em pleno desenvolvimento tecnológico e científico. Tem como objetivo formar o homem mais responsável, capaz de agir e interagir no seu meio; um homem apto a contribuir na transformação da sociedade. Para tanto, na sua prática educativa, tem como prioridade o desenvolvimento do espírito crítico, o questionamento das idéias recebidas e o espírito de curiosidade.

Entre as principais técnicas estão: a correspondência entre escolas (para que os alunos possam não apenas escrever, mas ser lidos), os jornais de classe (mural, falado e impresso), o texto livre (para que registrem por escrito suas ideias, vivências e histórias), a cooperativa escolar, o contato com os pais (escola é uma extensão da família) e os planos de trabalho.

Freinet era contrário ao uso de manuais em sala de aula, sobretudo as cartilhas, por considerá-los genéricos e alheios às necessidades de expressão das crianças. Defendia que os alunos fossem em busca do conhecimento de que necessitassem em bibliotecas na própria escola e que confeccionassem fichários de consulta e de autocorreção. Todo conhecimento é fruto do que chamou de tateamento experimental - a atividade de formular hipóteses e testar sua validade - e cabe à escola proporcionar essa possibilidade a toda criança.

Os fundamentos e as linhas de ação da Pedagogia Freinet, estão centrados no homem a fim de elevá-lo a mais alta dignidade do seu ser, e a realização plena de sua personalidade através da vivência de sua cidadania. Alguns dos princípios desta pedagogia são:

  • O principio da cooperação: para desenvolver entre as crianças e os professores relações que conduzem à organização das diversas modalidades de trabalho como: conversa livre, conselho de classe, reunião cooperativa; priorizando responsabilidades e competências, dando ao trabalho o seu verdadeiro lugar pela valorização de todos.
     
  • Organização cooperativa: a reunião cooperativa para a gestão do trabalho e a regulamentação dos conflitos, a divisão das responsabilidades, elaboração das regras de vida e de trabalho.
     
  • A comunicação e a expressão livre: conversa livre, textos livres, expressão corporal e artística, conferências e debates, proporcionando que a criança tenha liberdade de expressar o seu pensamento em todas as circunstâncias que lhe são permitidas: o desenho, a palavra oral e escrita, as construções, etc.
     
  • A educação do trabalho: o trabalho deve ser realmente livre, escolhido pela pessoa e organizado no seu plano individual e coletivo. Numa educação pelo trabalho não tem sentido ou lugar tarefas impostas que conduzem as crianças a se desobrigarem o mais cedo possível para se verem livres de tal tarefa como se fosse um fardo pesado em lugar de ser uma atividade prazerosa, o trabalho tem de ser prazeroso.
     
  • O tateamento experimental: é um ato desempenhado por um ser que busca a construção do seu conhecimento, o homem e a criança não copiam um tateamento mas o constroem, gerando assim a experiência. Segundo Freinet, o tateamento experimental contribui para a edificação da inteligência, significando aprendizagem por meio da pesquisa de situações verdadeiras e problemáticas.

Por Bruno Carrasco, terapeuta existencial.
Pedagogia de Célestin Freinet Pedagogia de Célestin Freinet Revisado by Trilhando Autonomia em 09:37:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.