Somaterapia - uma terapia anarquista


Somaterapia é um processo terapêutico-pedagógico, criado pelo escritor e terapeuta Roberto Freire, que busca identificar e combater os agentes externos que estão bloqueando ou impedindo a realização da vida. Soma é o estudo dos fenômenos que envolvem o corpo na sua interação com outros corpos e com o meio ambiente. 

Na soma utiliza-se o conceito do prazer como promoção de saúde e como antídoto à ideia do sacrifício, desfazendo o nó autoritário de nossa formação cultural que exigiu o sacrifício de nossos desejos e vontades, em troca de aceitação social.

Viver é enfrentar o risco e curtir a liberdade, sobreviver é se conformar nos limites da segurança. Uma pessoa saudável entende bem isso, o neurótico não, e perde a capacidade de reagir, a neurose não atinge só a mente, mas todo o corpo, desequilibrando a energia vital. Aquele que não quer se entregar a mediocridade da neurose, aprende a lutar para ser livre.

Quando eliminamos a ação do autoritarismo, encontramos a originalidade de cada vida. Cada ser humano é único na sua diferença. É desfazendo os jogos de poder que a pessoa se liberta, na medida que resgata a sua originalidade. O indivíduo é uma totalidade, que deve ser estudado e compreendido em sua particularidade como um todo dinâmico, cada indivíduo é um universo em si próprio.




Mais informações: www.somaterapia.com.br
Somaterapia - uma terapia anarquista Somaterapia - uma terapia anarquista Revisado by Trilhando Autonomia em 10:50:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.