Distintos olhares da filosofia

Distintos olhares da filosofia

Para entender a sociedade onde vivemos é importante conhecer as ideias que estão por trás dela. Nesse sentido, é especialmente interessante conhecer o pensamento de filósofos que transformaram a visão que o homem tinha de si mesmo e do mundo ao seu redor, que influenciaram a maneira como entendemos a vida.

Em sua necessidade de orientação, o homem sempre procurou instrumentos que lhe indicassem o caminho mais seguro. Já com a Filosofia, a história é um pouco diferente, os grandes filósofos tiveram que abandonar as certezas estabelecidas para construir o seu conhecimento.

John Locke, filósofo inglês, acreditava que todo conhecimento provém da experiência, era contrário a qualquer forma de autoritarismo e via na educação um poder transformador. Acreditava que a mente humana ao nascer é como uma folha em branco que deve ser preenchida pela experiência.

A lembrança do perfume das flores ou de uma tarde no campo são impressões que guardamos na memória quando vivenciamos essa experiência. Para o filósofo David Hume tudo aquilo que podemos vir a conhecer tem origem em duas fontes de percepção, as impressões e as ideias.

O homem é bom por natureza, Jean-Jacques Rousseau influenciou movimentos e revoltas sociais, como a Revolução Francesa, que mudaram a forma de socialização e a correlação de forças na cultura ocidental. Com a metáfora do "bom selvagem", questionou a filosofia iluminista e a política moderna.

Quando afirmou que a Terra se move em torno do Sol, Copérnico quebrou paradigmas e derrubou a teoria geocêntrica de Ptolomeu. Kant chamou de "revolução copernicana" sua resposta ao problema do conhecimento e ela foi um marco na história do pensamento ocidental.

A indolência é o pior dos males dizia Fichte, filósofo alemão e um dos criadores de um pensamento pós-kantiano que ficou conhecido como idealismo alemão. Ao defender a liberdade infinita do eu, Fichte enfatizava que precisamos agir no mundo para afirmar nossa liberdade, que só acontece quando confrontamos os obstáculos da vida.

Quando alguém troca a experiência do SER pelo TER e passa a medir a sua vida pelo que possui, não é incomum essa pessoa ser chamada de alienada. O termo alienação é discutido de longa data e o filósofo alemão Karl Marx empregou esse conceito para se referir a uma relação de trabalho que escraviza o homem ao invés de libertá-lo.

Segundo Wagner, a ópera Tristão e Isolda foi uma reação à leitura de Schopenhauer. Em sua obra, "O mundo como vontade e representação", o filósofo alemão defende que a vontade constitui o fundo das coisas, é o motor de nossas vidas. Suas ideias continuam conquistando adeptos até hoje.

Assim falou Zaratustra, um dos principais livros do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, onde o autor revela os ensinamentos de um filósofo (Zoroastro) a respeito dos valores que o homem pode escolher para si e que podem ajudá-lo a desenvolver o seu máximo potencial. 

Karl Popper foi um filósofo austríaco, com nacionalidade britânica, que definiu os limites da atividade científica. Defendeu que se a ciência se baseia na observação e na teorização, só podem ser tiradas conclusões sobre o que foi observado e nunca sobre o que não foi.

Os nomes de coisas familiares nos orientam em nosso dia-a-dia, mas será que o nome que damos as coisas tem o mesmo significado para todas as pessoas? Wittgenstein desenvolveu duas teorias da linguagem distintas para tratar do assunto.
Distintos olhares da filosofia Distintos olhares da filosofia Revisado by Trilhando Autonomia em 10:00:00 Avaliação: 5
Conhecendo a Psicologia (ebook):
Entenda a Psicologia, sua história, suas principais teorias e aplicações, num ebook que apresenta de maneira didática e fácil. >Ver Mais!

Arte como Terapia (ebook):
Saiba como utilizar a arte para reduzir o estresse e a ansiedade, estimulando nossa percepção para uma vida mais leve e criativa! >Ver Mais!

Jornada do Autoconhecimento (ebook):
Atividades práticas e reflexivas para se conhecer mais profundamente, entenda melhor suas escolhas e o sentido da sua vida! >Ver Mais!

Tecnologia do Blogger.