O que é ser "bom"?

O que é ser bom?

Vez ou outra escutamos expressões do tipo "esse é um bom rapaz", "ela é uma boa companhia", "ele é um bom trabalhador", "seja um bom filho", "ela arrumou um bom marido", "ele tem bons amigos", etc. Em todas essas frases, o "bom" se refere a uma pessoa que cumpre seu papel esperado por outras pessoas que julgam ser bom.

Se buscamos no dicionário o significado da palavra "bom", encontramos descrições como “expressão designativa de admiração,  aprovação, favorável, que é como deve ser, normal, cumpridor de seus deveres, adequado". Em todas essas descrições, o adjetivo “bom” corresponde a um modo de ser esperado e favorável para outras pessoas. Neste sentido, a expressão "bom aluno", por exemplo, está relacionada a um indivíduo que, em seu papel de aluno faz o que lhe é esperado aos valores de seus professores, pais ou escola.

Um “bom aluno”, para muitos pais e professores, é aquele que fica em silêncio durante a aula, que faz todas as tarefas, ou que se dedica muito ao estudo. Esses modos de ser   não tornam o aluno uma pessoa boa para si, mas fazem com que ele corresponda ao que é esperado por seus pais ou professores.

Esses comportamentos não garantem que ele vá aprender mais ou se desenvolver melhor. Inclusive alguns estudantes desenvolvem maior facilidade em aprender se comunicando, se movimentando, desenhando, experimentando, e não em silêncio; outros nem sempre fazem toda a tarefa, mas se empenham em compreender e se aprofundar no sentido das que fazem.

A concepção do que é bom varia de pessoa para pessoa. Nem sempre é bom ser bom para satisfazer as expectativas dos outros, pois assim podemos deixar de satisfazer as nossas próprias. Ser bom depende do que cada pessoa acredita que é bom para si.


Por Bruno Carrasco, terapeuta existencial.
O que é ser "bom"? O que é ser "bom"? Revisado by Trilhando Autonomia em 14:35:00 Avaliação: 5
Conhecendo a Psicologia (ebook):
Entenda a Psicologia, sua história, suas principais teorias e aplicações, num ebook que apresenta de maneira didática e fácil. >Ver Mais!

Arte como Terapia (ebook):
Saiba como utilizar a arte para reduzir o estresse e a ansiedade, estimulando nossa percepção para uma vida mais leve e criativa! >Ver Mais!

Jornada do Autoconhecimento (ebook):
Atividades práticas e reflexivas para se conhecer mais profundamente, entenda melhor suas escolhas e o sentido da sua vida! >Ver Mais!

Tecnologia do Blogger.