Como surgiu a Psicologia?

Como surgiu a Psicologia?

Psicologia é um termo de origem grega, derivado da junção de duas palavras psyché (mente, alma ou espírito) e logos (estudo, discurso ou ciência). Portanto a psicologia seria o estudo da mente ou da alma.

Atualmente, a psicologia é uma ciência que estuda o comportamento, os sentimentos e os processos mentais dos seres humanos, tais como: aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, desenvolvimento, emoções, perturbações psíquicas, e tudo o que envolve as relações das pessoas com elas mesmas e com os outros.

O médico alemão Wilhelm Wundt é considerado um dos fundadores da Psicologia como Ciência Moderna, ele determinou seu objeto de estudo, seu método de pesquisa, os temas a serem estudados e seus objetivos, criando o primeiro laboratório de psicologia na Alemanha, em 1879.

A psicologia se desenvolveu por distintas escolas de pensamento, que caracterizam as diferentes maneiras de conceber os seres humanos. Cada uma dessas escolas possuía um foco definido do que estudar e objetivos de como pretendiam realizar este estudo. Essas primeiras escolas da psicologia foram o Estruturalismo, o Funcionalismo e o Associacionismo.

O Estruturalismo foi uma linha de pensamento da psicologia que estudou a consciência em seus aspectos estruturais. Estudava as estruturas dos processos da mente e o conteúdo da consciência, por meio da análise da experiência consciente em seus componentes básicos, buscando os princípios de como os elementos simples compõem uma experiência complexa.

Já o Funcionalismo buscava compreender o que a mente faz, e como é a interação do organismo com o ambiente. Foi criada nos Estados Unidos por volta de 1880, por William James. Essa linha de pensamento psicológico possui características de uma sociedade pragmática, preocupada com sua funcionalidade prática, focada na adaptação do sujeito ao meio. Algumas das questões que buscavam responder eram: o que fazem os homens e por que fazem?.

A escola Associacionista acreditava que a aprendizagem ocorre por um processo de associação das ideias, das mais simples às mais complexas, de modo que a aprendizagem de um conteúdo complexo, requer primeiro o aprendizado de ideias mais simples, associadas àquele conteúdo. A Lei do Efeito dizia que todo comportamento de um organismo vivo tende a se repetir se for recompensado e a cessar se for castigado.

Essas três escolas influenciaram o desenvolvimento de outras linhas de estudo e prática da psicologia, o que possibilitou o desenvolvimento de diversas abordagens teóricas, sendo as três mais importantes até os dias de hoje o Comportamentalismo, a Psicanálise e a Gestalt.


Para conhecer mais sobre a Psicologia, acesse o ebook "Conhecendo a Psicologia", que apresenta a psicologia de maneira didática e de fácil compreensão, seus fundamentos, suas principais abordagens e aplicações práticas.


Texto por Bruno Carrasco, terapeuta existencial.
Como surgiu a Psicologia? Como surgiu a Psicologia? Revisado by Trilhando Autonomia em 11:04:00 Avaliação: 5
Conhecendo a Psicologia (ebook):
Entenda a Psicologia, sua história, suas principais teorias e aplicações, num ebook que apresenta de maneira didática e fácil. >Ver Mais!

Arte como Terapia (ebook):
Saiba como utilizar a arte para reduzir o estresse e a ansiedade, estimulando nossa percepção para uma vida mais leve e criativa! >Ver Mais!

Jornada do Autoconhecimento (ebook):
Atividades práticas e reflexivas para se conhecer mais profundamente, entenda melhor suas escolhas e o sentido da sua vida! >Ver Mais!

Tecnologia do Blogger.